ANO NOVO DE NOVO?

Por Edson e Ilana Mesquita

O que é o tempo? “Período contínuo e indefinido no qual os eventos se sucedem e criam no homem a noção de presente, passado e futuro” (Dicionário Houaiss). Se é contínuo e indefinido, então, o tempo em si nada determina em nossa vida. Nós é que o determinamos, como também determinamos o que acontece nele.

Até hoje nunca encontrei alguém que tenha como alvo piorar sua vida, em vez de melhorar! Todos sempre esperam dias melhores. Melhorar, evoluir, crescer, prosperar é desejo natural de todo ser humano, pois fomos criados à imagem e semelhança do nosso Criador. Ele é Deus do renovo. Na natureza tudo se renova, transforma, recria, reproduz e multiplica. O que é velho está sempre dando lugar ao novo.

Ainda que você não tenha estabelecido alvos específicos para o novo ano, por mais agradecido que seja, certamente você tem o desejo de que ele seja melhor do que o anterior! Porém, o futuro não começa no dia 1º de Janeiro. Ele começa exatamente agora! Não é o amanhã que define o amanhã (pois você não sabe se estará vivo daqui a uma hora), mas o hoje. O tempo de Deus se chama “hoje” – “… Encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama ‘hoje’, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado” (Hebreus 3:13).

Nosso futuro é definido pelo que nos determinamos hoje. Determinação é uma firme postura de alma que nos leva à ação e à perseverança em torno dos objetivos. Apenas fazer alvos e esperar que aconteçam, no estilo do “deixa a vida me levar”, não produz coisa alguma. O determinado é autônomo e dependente ao mesmo tempo. Sabe que tudo depende de uma ação sua, mas também tudo depende da ação de Deus, porque a vida não lhe pertence, pertence a Deus; logo, ela serve ao propósito dEle!

Portanto, por que e para que estabelecer alvos e objetivos? Para ser uma melhor pessoa, melhor marido, melhor pai, melhor profissional,…? Se isto é o que resume o nosso projeto de vida, então tudo perde o sentido. Ser melhor, se dar melhor, ter melhor qualidade de vida, não define a razão para a qual fomos criados. Somos feitos para a eternidade.

Para ser melhor e se dar melhor na vida, não precisamos de Deus. As técnicas da psicologia, as dicas dos livros e das palestras motivacionais, os artifícios do modismo chamado coaching,… provam isso. Tudo isso “funciona” quando o homem está no centro, e não Deus. E quando alguém “melhora” sua vida sem Deus, vai se convencer cada vez mais de que não precisa dEle. E assim pensa, porque o alvo é exatamente e tão somente este: se dar bem.

Mas o evangelho coloca Deus no centro, e a sua proposta é o renascer (João 3:3). Ele nos faz melhor por dentro, e nem sempre por fora. Às vezes o exterior até piora, mas para melhorar o interior, o espírito, pois este é eterno; enquanto que tudo o que está por fora é passageiro. Não há nada mais saudável e proveitoso do que definir bons alvos e persegui-los nas áreas da saúde, estudos, profissão, casamento, etc. O problema é quando fazemos desses alvos um fim em si mesmos. Eles não são o nosso projeto de vida, mas os meios para alcançá-lo! Por exemplo, por que farei o alvo de praticar sistematicamente um exercício e melhorar minha saúde? Porque uma vida mais saudável vai me ajudar a melhor cumprir o meu projeto de vida, que é o mesmo do meu Mestre: amar o próximo, ajuntar tesouros nos céus, que é resgatar, libertar, curar, salvar, transformar a vida das pessoas.

Enfim, tudo o que fazemos, todos os alvos e planos que nos determinamos a cumprir, se não estiverem sintonizados com a eternidade, são completamente vãos. Trarão um senso de realização apenas temporário, mas não subsistirão para a eternidade.

Seja determinado, portanto, não tendo como alvo o próprio proveito, para simplesmente se dar bem e viver melhor. Mas para viver melhor para Ele, para servi-Lo melhor, para amar o amor dEle e mudar a vida de muitos outros.

Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas!” (Romanos 11:36).

Edson e Ilana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s