VOCÊ CONHECE A DEUS?

Por Edson Mesquita

“Sabemos que o conhecemos se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: ‘Eu o conheço’, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece a sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” (I João 2:3-6).

Segundo João, o verdadeiro sinal de que conhecemos a Deus é a obediência; portanto, tem a ver com comportamento, atitude, caráter e não simplesmente conhecimento bíblico e teológico. Por incrível que pareça, muitos estudiosos têm profundo conhecimento da Bíblia, mas não conhecem a Deus, pois tropeçam em práticas rudimentares do evangelho! A proposta do evangelho é simples, e qualquer pessoa, por mais inculta que seja, até mesmo analfabeta, pode entendê-la. O evangelho é assimilado no espírito e não no intelecto! Jesus disse: “Eu te louvo, Pai,… porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos” (Mateus 11:25).

Eu nunca aprendi nada lendo a Bíblia! A leitura da Bíblia e o estudo equilibrado é importantíssimo, e eu amo fazê-lo, mas tudo o que eu aprendi até hoje foi aplicando e praticando o que eu leio. Se todo mundo sabe que é pela prática que aprendemos, por que ainda o foco exagerado na “sala de aula”? Ninguém aprende a nadar lendo um livro sobre natação! O meu curso bíblico foi e continua sendo o “curso” da vida – o ambiente das críticas, rejeições, insultos, insatisfações, injustiças, ofensas, traições, calúnias, mentiras, etc. É nesse “curso” que eu aprendo com Jesus a perdoar e pedir perdão, me humilhar, tolerar, não me defender, enfim, amar sem esperar nada em troca, na mais tranquila consciência de que ninguém me deve nada!

Quem conhece a Deus O obedece, e quem O obedece prova que tem em si o amor de Deus verdadeiramente aperfeiçoado (v 5). Quanto mais uma pessoa consegue enxergar e entender o que Jesus fez, o que a graça lhe proporcionou, mais apaixonada por Ele ela se torna. A lógica é simples: Como não amar alguém que me amou tanto? Como não dar a vida por alguém que deu a vida por mim? Quem permanece nEle (O conhece), anda como Ele andou! Ele andou totalmente despojado do Seu egoísmo, amando incondicionalmente e servindo como estilo de vida. Amar é um verbo. Verbo indica ação! O Verbo (palavra – Jesus) Se fez carne (João 1:14). Quando a palavra vira gente (mãos, pés, olhos, boca…) por meio de alguém, então sabe-se que essa pessoa conhece a Deus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s