QUEM AMA NÃO TROPEÇA!

Por Edson Mesquita

 

“Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram” (I João 2:9-11).

Permanecer na luz é amar o irmão. A verdadeira expressão de que alguém tem relacionamento com Deus é a prática do amor. Por isso, quem ama não tropeça, pois anda na luz. A luz ilumina o caminho.

O sentido de “tropeçar” é cair em pecado ou fazer alguém pecar. Então, andar em amor nos protege e nos guarda de cair no pecado. Que relação tem uma coisa com a outra? O problema de todo ser humano não são os pecados, mas o Pecado. O “Pecado” é a fonte dos “pecados”. Ou seja, todas as atitudes pecaminosas são consequências do Pecado – o egoísmo e a soberba. Se você observar com atenção vai perceber que todo mal que existe no mundo tem sua raiz no egoísmo! Isso é andar nas trevas. Sem luz tropeçamos pelo caminho e nem sabemos no que. Ficamos sem direção, confusos, e cometemos muitos erros!

Egoísmo é olhar para si mesmo, enquanto que amor é olhar para os outros. Este é o verdadeiro conceito de amor, bem diferente do padrão deste mundo, centrado nas emoções e no prazer próprio. Amor é altruísmo, despojamento, renúncia própria em favor dos outros.

Em certa fase da minha vida eu estava passando por uma crise ministerial e comecei a orar intensamente pedindo a Deus uma direção. Eu precisava tomar decisões que afetariam toda a igreja e não queria que ela sofresse as consequências de um erro que eu pudesse cometer. Enquanto orava num daqueles dias, o Espírito Santo falou claro ao meu coração: “se você seguir pelo caminho do amor, você nunca vai errar!”. Aquela palavra derramou uma enorme paz em meu coração!

Estamos rodeados de tantas propostas que às vezes ficamos confusos. Porém, o amor é o nosso ponto de referência (a luz). Ele não nos deixa errar. Se você tem dúvida quanto a alguma decisão a tomar ou escolha a fazer na vida, tome como referência essa regra: o amor. Não deixe que as trevas (egoísmo) ceguem os seus olhos. Ande na luz (amor) e faça escolhas certas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s