VOCÊS CONHECEM A VERDADE!

Por Edson Mesquita

 

“Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento. Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai” (I João 2:20-23).

A palavra “unção” tem a mesma raiz de “untar”. Quando uma forma é untada com óleo, ele impede que a massa grude. Portanto o óleo faz o papel de separação. No sentido espiritual tem a ver com a separação que o Espírito Santo, representado na Bíblia pelo óleo, faz entre o cristão e o sistema do mundo.

Todo cristão tem esse óleo, o Espírito, que dá capacidade para discernir entre o bem e o mal. João afirma: “Todos vocês têm conhecimento”; “vocês conhecem a verdade”. Nos tempos de João os gnósticos tentavam influenciar os cristãos com falsas doutrinas; eles negavam que Jesus era divino. Por isso a carta diz: “Todo o que nega o Filho também não tem o Pai” (v 23). Essa falsa doutrina continua forte em nossos dias, porém de outras formas. Nega-se o Filho quando o homem, e não Cristo, se torna o centro do evangelho, quando a mensagem não tem cruz e a vontade própria toma o lugar da dEle. Estes são os anticristos de hoje.

Mas todo cristão tem a unção, o conhecimento, a verdade. Ele já tem a resposta para as suas perguntas. Os anticristos levantam questionamentos e, à partir de uma verdade, constroem uma mentira. Mas João acrescenta: “Nenhuma mentira procede da verdade” (v 21). A mentira sempre nasce com o pai da mentira, Satanás – “Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).

Então, por que os que conhecem a verdade caem na mentira? Porque foram seduzidos pela vontade própria e adquiriram uma predisposição para negar a verdade. Assim, vão ao encontro de quem possa lhes dizer o que querem ouvir. Por exemplo, se tal pessoa está descontente com seu casamento e cogita uma separação, quais sites, livros, artigos e publicações em geral ela vai procurar? Os que falam a favor do divórcio, é claro! Porque a verdade ela já sabe! Vai se deixar convencer acerca da mentira, pois era exatamente o que queria ouvir.

Você conhece a verdade. Não se deixe trair por seus sentimentos. Não negue Jesus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s