TEM UM MESTRE DENTRO DE VOCÊ!

Por Edson Mesquita

“Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou” (I João 2:26-27)

A unção é a presença do Espírito Santo em nós. Jesus disse que Ele, o Espírito, nos ensinaria e faria lembrar de todas as coisas – “… O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse” (João 14:26). É exatamente por isso que quem tem a unção não precisa que alguém o ensine. Isso não quer dizer que não devamos ouvir os mestres que Deus estabeleceu para ensinar na Igreja; o que João enfatiza é que todos nós, por meio do Espírito, podemos entender a palavra. É a unção que está em nós que nos guarda de cair no engano!

Se o mesmo Espírito habita em todos os cristãos, falamos a mesma linguagem e não há entre nós contradição alguma. Dentro de cada um já existe as respostas para todas as dúvidas e questionamentos. O Espírito nos dá o discernimento para sabermos o que é certo e o que é errado. Quando andamos em comunhão com Deus, pela ação do Espírito que habita em nós, sabemos que decisões tomar e que escolhas fazer. Certa vez um jovem me perguntou acerca de uma mercadoria que queria comprar fora do país, cujo preço ficaria além da cota de importação. Eu respondi com outra pergunta: “O que você acha?”. Ele já tinha a resposta, porque o Espírito já tinha lhe dado! Mas, por que aquele jovem, mesmo sabendo a resposta, fez a pergunta? Porque muitas vezes procuramos a resposta que queremos, e não a que precisamos!

A unção nos ensina, nos guia e orienta no caminho certo. O que precisamos é aprender a ouvir a voz do Espírito. “Unção” vem da mesma raiz da palavra “untar”, por isso, significa separação, como o óleo que separa a massa para que não grude na forma. O apóstolo Paulo diz: “Não se amoldem ao padrão deste mundo…” (Romanos 12:2). Em outras palavras, “não grudem na forma deste mundo para não adquirirem o molde dele!”. A sensibilidade espiritual que precisamos é determinada por essa separação. Quanto mais associados ao mundo (sistema), mais insensíveis espiritualmente nos tornamos.

Deus sempre fala, Ele não está mudo; nós é que somos surdos por causa da insensibilidade! Valorize o seu maior tesouro: a unção que está em você!

1 comentário

  1. Amém por essa Palavra… Quantas vezes ao me aconselhar com algum Irmão, Líder, Pastor eu mesmo já tinha a resposta, ou seja a direção do Espírito, mais nossa tendência é buscar algo mais aprazível a nossa carne, ou simplesmente a nossa opinião, que no fim das contas da na mesma (Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado. 1 Coríntios 9:27) E quando insistimos, na nossa opinião carnal, buscamos o Irmão A, depois o B, o C, ou Igreja A, B, C da mesma forma, na esperança que ouçamos aquilo que é aprazível aos nossos ouvidos (leia-se carne) Depois de muitos anos e cabeçadas, dou Graças a Deus, por seguir e confirmar aquilo que o Espírito já me mostrou… Lembre-se: E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. Apocalipse 10:10. Isso é como fazer a nossa vontade no início parece doce como o mel, porém passado algum tempo se torna amargosa a nossa decisão, e o contrário disso, a direção do Espírito (a vontade de Deus) Nos parece amargosa, tem haver com nossa carne, nos tira da zona de conforto, implica em sacrifícios, menos tempo pro mundo, e mais tempo pra Deus, menos sono e mais Oração, enfim disciplina, e depois de um tempo vem o resultado doce como o mel… 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

    Romanos 12:2

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s