AÇÕES IMPRESSIONAM, REAÇÕES REVELAM!

Por Edson Mesquita

 

“Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado é do Diabo, porque o Diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo” (I João 3:7-8).

O apóstolo João é claro e direto: Quem pratica a justiça é de Deus, quem pratica o pecado é do Diabo. É uma questão de DNA. Nossa natureza define de quem nós somos. Uma macieira não é macieira porque produz maçã, mas produz maçã porque é uma macieira. É pelo fruto que se conhece a árvore – “… Que ninguém os engane” (v 7).

Jesus também nos advertiu acerca das pessoas falsas, que vêm até nós vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Ele disse que nós as reconheceremos pelos seus frutos (Mateus 7:15-16). O sinal do DNA de Deus é a prática da justiça. É fácil saber se alguém é ovelha ou lobo travestido de ovelha. É só ver como ela reage ao confronto – se abaixa a cabeça, é ovelha; se resiste com arrogância e cheia de razão, é lobo. As atitudes denunciam o interior.

A experiência de vida me ensinou a discernir entre ovelhas e lobos. No passado, ficava indignado quando pessoas se apresentavam como ovelhas, mas agiam como lobos. Hoje, não mais! Sei que não posso esperar reações de ovelha de quem ainda não teve sua natureza milagrosamente transformada em Cristo. Não coloco expectativas impossíveis em pessoas ainda dominadas pela natureza pecaminosa. Assim, fico em paz. Decido apenas amar, sem julgar e condenar. Apenas espero em Cristo!

O que revela quem somos por dentro não são nossas ações, mas nossas reações. Ações são premeditadas, podem ser planejadas, a fim de causar boa impressão. Porém, as reações são mais autênticas, pois quase sempre são impulsos da nossa natureza quando surpreendidos pelas circunstâncias boas e principalmente ruins, como críticas, ofensas, palavras ríspidas, rejeição, desonra… São as reações que nos denunciam e declaram nossa natureza! Jesus “Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça” (I Pedro 2:23).

Mas tem uma notícia boa: O Filho de Deus Se manifestou para destruir as obras do Diabo! O Pecado é fruto da natureza dele, porque ele vem pecando desde o princípio. Porém, em Cristo somos recriados, renascidos para uma natureza justa. Jesus perdoa, mas também destrói a “fábrica de pecados” e nos dá um novo DNA. É uma metamorfose diária e intencional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s