NEM TUDO QUE RELUZ É OURO

Por Edson Mesquita

 

“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo” (I João 4:1-3).

Falsos profetas sempre existiram. No entanto, por conta das facilidades que os meios de comunicação e as redes sociais nos proporcionam hoje em dia, a ação deles se intensificou e multiplicou muitíssimo. Jesus disse que muitos falsos profetas surgiriam antes da Sua segunda vinda, o que certamente faz referência a este fenômeno!

João diz que devemos examinar os espíritos para ver se eles procedem de Deus. Ele se referia ao contexto da época, no qual os gnósticos disseminavam heresias afirmando que Cristo não veio em carne, apenas parecia ter corpo. Era uma afronta à verdade!

Examinar os espíritos, portanto, nada mais é do que avaliar se o que alguém prega está de acordo com as escrituras sagradas. Há uma diferença entre endemoninhados e demonizados. Muitos não ficam possessos, mas estão sob a influência de espíritos malignos; assumem intenções e atitudes demonizadas. Em tais pessoas o espírito maligno se aloja na alma e se esconde atrás de belas palavras.

Por isso, é preciso examinar os espíritos. Não podemos aceitar qualquer mensagem pregada em nome de Deus. Nem tudo que reluz é ouro! Há dois princípios que regem o universo: o da autoridade de Deus e o da rebelião de Satanás. Os dois são antagônicos. Portanto, aquele que nega as escrituras está em oposição a Deus. No entanto, muitos incautos têm se deixado persuadir pelos falsos profetas, que falam mentiras usando uma excelente retórica e, claro, até mesmo a Bíblia. Estes alegam ter revelações tão “profundas” que nem Deus sabe!

Jesus veio em carne, ou seja, Ele é a palavra encarnada. A proposta do evangelho é encarnar a Palavra, e não apenas pregá-la. Quando Cristo (que é a Palavra) vira mãos, pés, boca, ouvidos, mente…, por meio de nós, então os espíritos são examinados e os falsos profetas são desmascarados. A mentira e o engano não podem resistir à verdade, que é Jesus, quando o livro (Bíblia) vira gente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s