RENDA-SE, FICA BEM MAIS LEVE!

Por Edson Mesquita

 

“Há três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho. Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho. E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida” (I João 5:7-12).

Existem três testemunhas na Terra que O Pai deixou acerca de Seu Filho Jesus: o Espírito, a água e o sangue. A água é a Palavra, o sangue é o sacrifício e o Espírito é a ressurreição. Jesus é a Palavra, que Se tornou carne (João 1:1, 14), e que foi sacrificada em nossa substituição; por isso o Pai o ressuscitou pelo Seu Espírito (Romanos 8:11).

Quando a Palavra se torna sacrifício, a ressurreição acontece. João diz que quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Crer nEle é identificar-se com Ele na Sua morte e ressurreição. O evangelho é morte que produz vida! O grão de trigo só pode dar fruto se morrer (João 12:24).

Por ocasião da crucificação de Jesus os judeus pediram para quebrar as pernas dos crucificados a fim de apressar sua morte. Os soldados assim o fizeram, mas quando constataram que Jesus já estava morto, não lhe quebraram as pernas (João 19:31-33). Em vez disso, um dos soldados perfurou o Seu lado com uma lança, e logo saiu sangue e água (v34). A água (Palavra) já tinha se unido ao sangue (sacrifício e morte). 

Existem pessoas que se recusam a morrer, como aqueles dois ladrões. Procuram reconhecimento, exigem direitos, defendem suas razões, não conseguem perdoar… A lança que perfurou Jesus é uma referência às circunstâncias que nos provam. Se estamos apenas “desmaiados” ou “fingindo-nos” mortos, Deus permite que uma “lança” nos perfure, a fim de que nos entreguemos à morte de uma vez por todas! 

No passado eu ficava muito aborrecido quando traído, rejeitado, caluniado, criticado… Eu, literalmente, agonizava na cruz! Mas, desde que decidi morrer para mim mesmo, tais atitudes não mais me tiram a paz. Não perco meu tempo tentando provar nada, não preciso me auto-afirmar. Quando a água se une ao sangue, vem ressurreição pelo Espírito. Os três são unânimes. Ter o Filho é viver integralmente a ação destas três testemunhas. Por isso, “… quem tem o Filho tem a vida”!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s