A ORAÇÃO QUE DEUS SEMPRE OUVE

Por Edson Mesquita

 

“Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este. Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte” (I João 5:16-17).

Deus atende a oração intercessória em favor dos nossos irmãos. Os versículos anteriores dizem que se pedirmos alguma coisa de acordo com a Sua vontade, Ele nos ouvirá (v 14). É vontade dEle que as pessoas se arrependam e se reconciliem com Ele; então, se sabemos que Ele nos ouve, sabemos que temos o que dEle pedimos (v 15).

O contexto refere-se a pessoas que pecaram e se desviaram do caminho – “Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus dará vida ao que pecou”. Mas, qual seria o pecado que leva à morte, pelo qual não devemos orar? Segundo os estudiosos da Bíblia é quando a pessoa, tendo recebido a iluminação do evangelho, deliberadamente e conscientemente rejeitou a salvação, negou o Espírito Santo –  “Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados…, tornaram-se participantes do Espírito Santo…, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento…” (Hebreus 6:4-6). 

Mas este não é o caso da grande maioria dos que estão longe da comunhão com Deus e os irmãos na fé. Quantos se desviaram porque esfriaram, enfraqueceram na fé e voltaram ao pecado! Agora se sentem culpados, indignos da comunhão. Esta é a tendência dos que pecam. Ao invés de correrem para Deus, correm de Deus! Foi exatamente o que aconteceu com Adão e Eva: “… Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi” (Gênesis 3:10). Essas pessoas precisam voltar a crer no perdão gracioso de Deus e serem livres do espírito de acusação!

Mas quando a Igreja ora em favor delas, está orando segundo a vontade de Deus, e, por isso Ele responde! Na Parábola da Ovelha Perdida Jesus fala que, se um pastor tiver cem ovelhas e uma se perder, ele ficará mais contente ao encontrar a perdida do que com as noventa e nove que não se perderam. E termina dizendo: “… O Pai de vocês… não quer que nenhum destes pequeninos se perca” (Mateus 18:10-14).

Portanto, se tem uma oração que Deus certamente responde é esta! A verdadeira comunhão produz real interesse uns pelos outros. Quando vivemos como corpo, sentimos dor pelo membro doente ou ausente. A intercessão com dor sempre tem resposta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s