O SABIDO E O SÁBIO

Por Edson Mesquita

“Ao encontrar alguns dos seus filhos, muito me alegrei, pois eles estão andando na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai. E agora eu lhe peço, senhora – não como se estivesse escrevendo um mandamento novo, mas o que já tínhamos desde o princípio – que amemos uns aos outros. E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: Que vocês andem em amor” (II João 4-6).

Andar na verdade é andar em amor. Jesus diz: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama…” (João 14:21). Amor e obediência se completam – “… Este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos… O mandamento é este: que vocês andem em amor”. Amar é obedecer, e obedecer é amar! 

Vivemos dias de uma soberba teológica sem precedentes. Conheço muitas pessoas que se desligaram de suas comunidades de fé com o argumento de que agora estão seguindo “outra linha teológica”. Em vez de lerem a Bíblia foram para a internet; comeram comida estragada e agora arrotam sua arrogância aos quatro ventos. Nem sabem do que estão falando, são apenas papagaios!

A vaidade do pensamento está corroendo a comunhão e a unidade da Igreja. O apóstolo Paulo diz: “… O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica” (I Coríntios 8:1). Ter conhecimento teológico não é errado, é importante; o problema é quando se faz dele o fim, pois o que edifica é o amor, a prática do conhecimento! Eu, por exemplo, nunca aprendi nada lendo a Bíblia; tudo o que aprendi até agora foi colocando-a em prática. 

Existem dois tipos de pessoas: o sabido e o sábio. O sabido tem conhecimento, o sábio pratica o conhecimento da verdade, que tem como essência o amor. Platão disse que a ignorância é a raiz de todos os males, e que só a educação liberta. Jesus disse: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:32). Não basta encher-se de conhecimento, é preciso conhecer a verdade! A verdade é uma revelação, assimilada no espírito, não no intelecto. 

Existem muitos “intelectuais” do evangelho, que não têm a revelação, pois não amam! Outros, não têm tanta profundidade teológica, mas têm revelação, são realmente sábios, porque exalam o amor em suas atitudes e palavras. Jesus não escreveu nenhum livro, mas Ele foi o Livro que virou mãos, pés, olhos, boca… O Livro precisa virar gente através de nós, exatamente como fez nosso Mestre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s