DE DENTRO PARA FORA

Por Edson Mesquita

 

“O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade. Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma” (III João 1-2). 

João estava direcionando esta carta a Gaio, um cristão em uma das igrejas da província da Ásia. Gaio fora batizado por Paulo em Corinto (I Coríntios 1:14) e a sua casa era usada como local de encontro da congregação.  

Essa saudação nos faz refletir sobre como o evangelho age no ser humano – de dentro para fora – em contraposição à filosofia deste mundo que propõe um efeito de fora para dentro. O humanismo secular tem em um de seus pressupostos filosóficos a ideia de Jean Jacques Rousseau – “O homem nasce bom, porém a sociedade o corrompe”. A Bíblia, no entanto, diz exatamente o contrário: “Não há nenhum justo, nem um sequer;… não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:10, 12). 

Quando uma pessoa é salva, ela recebe em seu espírito (a dimensão mais profunda do ser) o Espírito Santo. Começa, então, um processo de transformação pela renovação da mente (alma). A alma é a sede das emoções, vontades, pensamentos e sentimentos, onde fortalezas (paradigmas de pensamentos, traumas, vícios, mágoas e ressentimentos, comportamentos limitadores…) foram sendo construídas ao longo da vida sem Deus. É como um território a ser conquistado, desbloqueado de entraves, para que o Espírito possa fluir livremente de dentro para fora e, através do nosso corpo, tocar as pessoas. 

Por isso, alma saudável, dominada pelo Espírito, produz saúde no corpo. Uma grande maioria das doenças são psicossomáticas (psico = alma; soma = corpo), ou seja, tem sua origem na alma, como resultado de depressão, estresse, esgotamento… Jesus falou sobre isso: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados…” (Mateus 11:28). Ele Se referia ao cansaço da alma (ansiedade, autossuficiência, estresse,…). A solução está numa postura interior: “… Aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas” (v.29).

É só a rendição total a Jesus que promove saúde na alma. Ele não trata dos sintomas da enfermidade humana, mas da causa – o cansaço da alma – que é carregar o peso da própria vida! Quem se entrega sem reservas, em total confiança ao Senhor, certamente terá equilíbrio emocional, saúde física e êxito em todas as áreas da vida, pois assim diz a Bíblia: “Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero” (Salmos 128:1-2).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s