2020 – O ANO DA FIDELIDADE

Por Edson Mesquita

 

“Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz (Salmos 33:4-5).  

O Dicionário Houaiss define “fidelidade” como “característica de quem é fiel”; “precisão de detalhes”, “exatidão”; “cumprimento dos compromissos assumidos”. E a palavra “fiel” como “aquele que corresponde à confiança nele depositada”; “exato”, “verdadeiro”; “que se mostra constante”.

É a fidelidade que determina a confiança. Por que hoje em dia cresce a desconfiança entre as pessoas? Porque a fidelidade decaiu! Maridos desconfiam da esposa, e vice versa; patrões desconfiam dos empregados, e vice-versa; amigos, irmãos e familiares desconfiam uns dos outros. Uma forte característica da era pós-moderna é o relacionamento casual, sem compromisso. Os relacionamentos se tornaram volúveis, líquidos, voláteis, efêmeros. O senso de aliança enfraqueceu assustadoramente! 

Deus é fiel, e Seu caráter não muda! A aliança que Ele fez com a humanidade é inquebrável! Ou seja, da parte dEle as coisas nunca vão mudar – “… Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo” (II Timóteo 2:13). As cláusulas da parte dEle nessa aliança nunca serão quebradas porque “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa… (Números 23:19). Mas é a nossa fidelidade que aciona as promessas dEle em nossas vidas! 

Portanto, quando a Bíblia diz que Deus é fiel, está dizendo que Ele é Alguém em quem podemos depositar nossa confiança. Quem confia, se submete, obedece. Por isso a fidelidade de Deus gera fé (confiança) em nossos corações, que por sua vez produz em nós a fidelidade. Todo aquele que deu uma resposta ao chamado e nasceu de novo, tem um caráter fiel, leal, tem aliança, é de confiança, honra sua palavra. 

Deus nos chama à fidelidade. Toda aliança implica em fidelidade de ambos os lados para que as cláusulas e propostas dela se efetivem. Portanto, tudo agora depende de nós, não mais de Deus. Ele diz: “O fiel será ricamente abençoado…” (Pv 28:20). Perceba que há uma condição para que os efeitos da fidelidade de Deus entrem em operação!

No ano de 2020 vamos crescer em fidelidade! Vamos acionar a fidelidade de Deus dando-Lhe uma resposta no mesmo nível. Não caia no engano dos discursos triunfalistas, que profetizam conquistas e realizações sem a condição da fidelidade. Seja fiel, íntegro, comprometido, leal a Deus e às pessoas. “Em seguida, leu o Livro da Aliança para o povo, e eles disseram: ‘Faremos fielmente tudo o que o Senhor ordenou’” (Êxodo 24:7).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s